30 abr
Artigos

Transição para líder de pessoas

A transição para o primeiro papel de liderança é uma das mais difíceis e causa impacto em toda a carreira do profissional, por isso um curso de liderança focado nos principais desafios desta etapa faz tanta diferença neste momento. Leia abaixo um exemplo comum de situação decorrente da transição para líder de pessoas.

Um excelente profissional foi promovido a sua primeira posição de liderança. Ele era um técnico espetacular, vinha entregando resultados consistentes nos últimos três anos, de modo que foi promovido a coordenador de uma equipe.

No primeiro dia após a promoção ele continuou a fazer o mesmo trabalho de antes, só que para um público diferente. Seus liderados também continuaram a fazer as mesmas coisas de antes, mas depois de duas semanas eles não sabiam mais o que fazer. Embora fossem ótimos técnicos, começaram a colocar em dúvida quais atividades precisavam desempenhar. Alguns conflitos de personalidade começaram a surgir, membros da equipe começaram a questionar a promoção do profissional. O líder deixou de entregar resultado e passou a chegar cada vez mais tarde em casa porque o trabalho ficava incompleto. O que as pessoas não sabiam como fazer, acabava sendo feito por ele. A equipe começou a se pulverizar e o líder não entendia como poderia fazer com que as pessoas interagissem mais de maneira produtiva. Ele achava que as pessoas não o ouviam. Ele sabia exatamente o que cada um tinha que fazer, dizia o que tinha que ser feito, mas os liderados saiam das reuniões sem entender direito o que ele queria dizer.

Aos poucos a performance foi caindo até que o chefe dele resolveu ter uma conversa e fazer algumas perguntas básicas: “Quais são seu objetivos de curto prazo? Como você vai chegar lá? Quais são os objetivos de longo prazo? Suas prioridades? Quais são as pessoas mais talentosas de sua equipe? Você tem a melhor equipe para chegar lá? Como você organizou as reuniões, as interações? Você conhece cada uma das pessoas da sua equipe, seus anseios e seus desejos? Que exemplos você tá dando de maneira consciente para sua equipe? Você dá feedback? Quantas vezes você já deu feedback? As pessoas sabem porque você não está satisfeito com elas?”

O líder saiu da reunião entendendo que, apesar de estar comprometido com a empresa, correndo atrás com o máximo do seu esforço, ainda não tinha assumido plenamente uma posição de liderança. Ele percebeu que precisava aprender a planejar, priorizar, conhecer a equipe, saber ocupar a maior parte do tempo liderando pessoas, conversando e motivando, além de acompanhar os resultados, gerenciar seus liderados e ter uma equipe saudável que entregue resultados coletivos.

Confira outros desafios de transição de liderança: para Líder de Líderes e para Líder Funcional.

Os Leadership Development Programs – LDPs – foram elaborados para desenvolver líderes nos momentos em que passam por transições significativas em suas carreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *