08 mar
Artigos

O que significa sucesso para você?

A definição de sucesso é diferente para cada pessoa. Para alguns é uma posição de destaque em uma multinacional, para outros é ter um saldo positivo de um milhão de dólares na conta. Há ainda quem meça o sucesso por um viés ainda mais subjetivo, ligado ao prazer de exercer a profissão que gosta.

Em uma pesquisa realizada em janeiro de 2013, o LinkedIn, em parceria com a Cross-tab, tentou descobrir qual o significado do sucesso para as mulheres ao redor do mundo. Divulgada no início de março, como homenagem ao Dia da Mulher, a pesquisa abordou mais de 5.300 mulheres de 13 países.

Resultado? No Brasil, na Ásia ou na Europa, elas estão buscando mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Este, que é principal desejo das mulheres ao redor do mundo (63%), no entanto, pode ser um obstáculo para quem deseja alcançar posições de liderança.

Segundo um estudo da Harvard Business Review (“A Mulher e o Labirinto da Liderança” – edição de setembro 2007), a necessidade (real ou potencial) de atender às demandas familiares é uma das barreiras que as mulheres encontram no momento da promoção para cargos seniores. A dedicação feminina à família muitas vezes se traduz em interrupções na carreira e nos estudos, menor disponibilidade para a socialização e o fortalecimento do networking, e também uma percepção nem sempre realista de que um funcionário homem com as mesmas qualificações irá se dedicar muito mais à organização e trazer melhores resultados.

A administração da vida familiar realmente é apontada como um dos grandes desafios para 44% das brasileiras entrevistadas na pesquisa do LinkedIn e isso se reflete na percepção que 90% delas têm de que horários flexíveis são determinantes para que sejam bem-sucedidas.

Em “A Mulher e o Labirinto da Liderança”, os autores apontam que práticas de RH amigáveis à vida familiar, como a própria adoção de uma política de horários flexíveis, são importantes para a evolução de carreira das mulheres, e ainda complementam que estas práticas serão efetivas apenas se também forem aplicadas aos homens. Isso porque se os homens não usufruírem dos mesmos benefícios, a tendência será de que as mulheres sofram preconceito.

Outro resultado interessante quando se fala em desafios das mulheres é que 33% das executivas brasileiras declararam sentir falta de ter um mentor ou modelo para seguir. De fato, segundo estudo realizado na Kelley School of Business (“Mentoring de carreira para mulheres: Novos horizontes / Métodos expandidos” – julho de 2012, em tradução livre) o mentoring é muito eficaz para promover a evolução das mulheres na carreira principalmente nos primeiros anos de carreira. Um mentor ajudaria a preparar as profissionais para competir em pé de igualdade com os homens, auxiliando-as a suprir lacunas de comportamento e personalidade.

Com tantos desafios e sendo este um período de crise econômica em nível mundial, era de se esperar que a confiança das mulheres estivesse em baixa. Mas ao contrário, elas estão confiantes de que conseguirão atingir todos seus objetivos, pessoais e profissionais, sem precisar escolher entre um e outro.

No Brasil, outros dois resultados merecem ser destacados: 75% das profissionais brasileiras consideram que conquistar 1 posição de liderança é importante para suas carreiras e 70 % acham que é preciso ter maior representatividade feminina nos níveis seniores. Sinais claros de quão longe elas querem chegar.

Além de ser uma importante conquista para as mulheres, o aumento da presença feminina em posições de liderança e níveis seniores é uma grande oportunidade para as empresas. Em “Mentoring de carreira para mulheres: Novos horizontes / Métodos expandidos”, os autores destacam que as empresas com maior proporção de mulheres nos níveis mais altos de liderança têm significantes benefícios financeiros. As empresas com mais executivas em altos níveis são entre 18% e 68% mais lucrativas que a média das 500 maiores empresas do ranking da revista Fortune. Segundo os autores de “A Mulher e o Labirinto da Liderança”, o estilo de liderança das mulheres, caracterizado pela inovação, confiança e capacitação dos funcionários é ideal para os desafios de negócios atuais.

No iPL acreditamos que todos, homens e mulheres, podem desenvolver as habilidades necessárias para as posições de liderança e para uma carreira bem-sucedida, por isso temos plena confiança de que, com as decisões certas, as mulheres alcançarão seus objetivos. Seja no Dia da Mulher ou nos demais dias, desejamos que as profissionais tenham cada vez mais sucesso em suas carreiras e encontrem em nossos programas o apoio necessário para suas conquistas.

Uma ideia sobre “O que significa sucesso para você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *